Profissão MODELO: Afinal quem pode ser denominado MODELO
Foto: Marcelo Souphia

Profissão MODELO: Afinal quem pode ser denominado MODELO

Muito se fala sobre modelos, carreira tão sonhada, é mais antiga do que se imagina. Vale lembrar de Mona Lisa, musa de Leonardo da Vinci, principal “modelo” da Renascença. Falando de Brasil, lembramos de Marina Montini, retratada por Di Cavalcanti. Sim, elas eram modelos.

A profissão é antiga e ao longo do tempo passou por mudanças, ganhando leis, estatutos e sindicatos. No Brasil, de acordo com a Lei n. 6.533/78 e Decreto n. 32.385/78, qual instituiu regulamentações sobre as atividades de artistas e técnicos em espetáculos de diversão, a profissão MODELO foi regulamentada pela portaria n. 3.297/86 do Ministério do Trabalho, de 03/09/1986. Atualmente, pode se denominar modelo profissional, quem além de ter um contrato com Agência idônea, possua registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho, emitido pelo Sated, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões. Sendo assim, muitas pessoas que se auto-denominam modelos, não o são, legalmente falando.

Atualmente o termo modelo, artista, sempre comentado está em alta considerando o sucesso da mini-série “Verdades Secretas” 1(2015) e 2(2021), da Rede Globo e recentemente (junho/2022) o caso da Ex BBB 22, Jade Picon, digital influencer, sem registro profissional (DRT) que necessitou de autorização especial do Sated-RJ para atuar na próxima telenovela das 9, “Travessia” da mesma emissora.

Considerando o vasto universo, podemos dividir em categorias a profissão modelo:

Modelo Fashion

Modelo Fashion, ou modelo de passarela, ou até mesmo manequim, como se chamava antigamente, é aquela modelo que está dentro dos padrões internacionais: alta, magra e com medidas determinadas pelo mercado: quadril, máximo 90 cm. A modelo fashion é aquela que aparece nos desfiles e campanhas das principais marcas de moda e nas páginas das principais revistas. Tem uma beleza mais elástica e ao gosto dos estilistas, fotógrafos, stylists e maquiadores. Vão desde uma beleza universal como Natalia Vodianova, até as mais “exóticas” como Lily McMenamy e Daiane Conterato. São representadas pelas principais e mais renomadas Agências do mercado.

Modelo Comercial

Modelo Comercial, ou como se chamava antigamente, modelo fotográfica (termo não é mais utilizado), é aquela modelo que não precisa necessariamente estar dentro das medidas impostas pelo mercado: muito alta e magra, mas que possui outras qualidades, como beleza facial e boa comunicação. São os rostos das mais diversas campanhas publicitárias, de comercial de cerveja a anúncio de carro. Hoje em dia, muitas modelos do mercado fashion podem ser consideradas também comerciais, como exemplo Gisele Bündchen, mesmo aposentada das passarelas desde 2015, continua atuando em campanhas publicitárias. O mercado está bem amplo nesta categoria, podendo abranger as Misses e Digitais influencers.

Modelo Plus Size

O mercado das modelos plus size vem crescendo a cada ano. Modelos plus size são aquelas que quebraram as regras do mercado e ditaram sua própria referência de beleza. Estão longe das medidas impostas pela indústria e têm manequins acima do 44. São lindas e sexys, com seus quilinhos a mais. Vêm aparecendo com frequência em trabalhos do setor fashion, desde editoriais como Steven Meisel para “Vogue Itália” e campanhas de marcas como Diesel. Nomes como Justine LeGault, Candice Huffine e a brasileira Fluvia Lacerda estão virando verdadeiros fenômenos do segmento. Grandes Agências estão cada vez mais apresentando esta categoria e criando departamentos específicos para gerenciar essas carreiras.

Modelo de Promoção ou Evento

Modelos de promoção ou evento são aquelas que são contratadas para serem recepcionistas em eventos ou stands. Não existe um tipo físico imposto pelo mercado. Aliás, é uma indústria paralela à da moda. Este perfil de modelo é representado por Agências especializadas em eventos e promoções e não são encontradas em Agências fashion ou comercial.

Algo que acontece atualmente é creditar a profissão de modelo a subcelebridades. Personagens que surgem de reality-shows, populares nas mídias sociais, em programas de televisão. São figuras que surgem e desaparecem todos os dias na TV e na internet. Modelo é modelo, subcelebridade é subcelebridade.

Esse foi um breve resumo dessa profissão importante que evolui com o passar dos tempos e um sonho de muitos.

 

por Dominique Silva
CEO, Scouter e Jornalista

 

 

Importante

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